Coaching. Que competências para as organizações profissionais?

icfA International Coach Federation defende 11 Competências Centrais para o Coaching profissional. Estas foram desenvolvidas para possibilitar uma maior compreensão sobre as habilidades e abordagens usadas atualmente na profissão de coaching, e estão organizadas em quatro grupos temáticos e complementares como a seguir se demonstra:

A. ESTABELECER OS FUNDAMENTOS

1. Princípios éticos e profissionais – Compreender o código de conduta e as Boas Práticas do Coaching (os standards e ética de Coaching e capacidade para) e aplicá-los, adequadamente, em todas as situações de Coaching;

2. Contrato de Coaching – Capacidade de compreender o que é exigido na interacção específica de Coaching e de chegar a acordo com o novo cliente sobre o processo de Coaching, as suas regras de limites (e de relacionamento);

B. CO-CRIAR O RELACIONAMENTO

3. Confiança com o cliente – Capacidade de criar um espaço seguro, um ambiente favorável, que permita progressivamente o respeito mútuo e a confiança;

4. Presença – Capacidade para ser plenamente consciente e criar espontaneamente um relacionamento com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível e confiante;

C. COMUNICAR DE FORMA EFETIVA

5. Escuta activa – Capacidade de se concentrar totalmente naquilo que o cliente está a dizer ou a omitir, de forma a compreender o significado do que é dito no contexto dos desejos do cliente e para apoiar a auto-expressão desses conteúdos (do cliente);

6. Perguntas Poderosas – Capacidade de fazer perguntas que revelem informações necessárias para o máximo benefício do relacionamento de Coaching e do cliente;

7. Comunicação direta – Capacidade de comunicar eficazmente durante as sessões de Coaching, bem como de utilizar a linguagem que tiver o maior impacto positivo no cliente;

D. FACILITAR A APRENDIZAGEM E OS RESULTADOS

8. Desenvolvimento da consciencialização – Capacidade de integrar e avaliar com precisão as fontes múltiplas de informação, e para fazer interpretações que ajudam o cliente a ganhar consciência e, consequentemente, a alcançar os resultados pré-estabelecidos;

9. Definição de planos de ação – Capacidade de criar com o cliente oportunidades de aprendizagem contínua, durante o Coaching e nas situações trabalho / vida, e para proporcionar a tomada de novas acções que irão conduzir eficazmente aos resultados de Coaching pré-estabelecidos;

10. Planeamento e estabelecimento de objectivos – Capaz de desenvolver e manter um plano eficaz de Coaching com o cliente;

11. Acompanhamento do progresso e auto-responsabilização – Capacidade para manter a atenção sobre o que é importante para o cliente, e para deixar responsabilidade ao cliente para tomar medidas.


logoiccA International Coaching Community entende que os coaches têm de demonstrar as seguintes competências para receber a Certificação Internacional de Coaching e passar a fazer parte da Comunidade Internacional de Coaching. Também são os conhecimentos que eles deverão demonstrar constantemente no seu trabalho como coaches profissionais.

Geral
  • Entende e segue as linhas gerais de ética e os padrões publicados pela Comunidade de Coaching da ICC.
  • Faz uma distinção clara entre o conteúdo e o processo do problema do cliente, ou seja, qual é o problema e como o representa.
  • Trabalha sempre para oferecer ao cliente mais opções do que ele tem no momento.
Conhecimento
  • Conhece a área de atuação de coaching.
  • Conhece a distinção entre o coaching e o aconselhamento terapêutico, a formação e a consultoria.
  • Familiaridade com a terminologia específica do coaching.
  • Conhece os critérios para testar o processo e as metas de resultado.
Relacionamentos
  • Constrói um relacionamento de respeito e confiança com o cliente.
  • Trabalha para que o cliente seja responsável pelo processo de coaching e pelas tarefas que ambos combinam para o processo.
  • Gera uma parceira de igualdade e de cooperação com o cliente.
Ouvir
  • É completamente presente e atencioso durante o processo de coaching, ouvindo e apoiando as expressões próprias do cliente, concentrando-se nos planos do cliente e não nos seus próprios.
  • Está em contato e atento à sua intuição.
Autocontrole
  • Mantém a sua própria perspectiva e não se deixa influir pelas emoções do cliente.
  • Avalia e distingue as diferentes mensagens que o cliente lhe envia.
  • É sensível aos sinais não verbais do cliente.
Interrogações e Dúvidas
  • Ajuda o cliente na definição detalhada da sua situação atual.
  • Elabora questões fundamentais que provocam a percepção, descobertas e ação.
  • Fornece um feedback de forma clara e nítida.
  • Usa pontos de vista diferentes para reestruturar e esclarecer a experiência do cliente.
  • Dá apoio ao desenvolvimento do seu autoconhecimento.
  • Torna o cliente consciente da incongruência entre pensamentos, emoções e ações.
Feedback
  • Mostra ao cliente os seus pontos fortes e apoia os seus recursos.
  • Mostra ao cliente de que maneira seus hábitos interferem na sua vida e apoia qualquer mudança que ele deseje.
  • Comemora o sucesso do cliente.
Metas, valores e crenças
  • Trabalha com o cliente e ajuda-o a superar as suas crenças limitantes.
  • Descobre os valores do cliente e torna-o consciente dos mesmos.
  • Não impõe os seus próprios valores.
  • Trabalha com o cliente para esclarecer os seus objetivos, e verifica se estes estão de acordo com seus valores.
  • Solicita claramente ações do cliente que o levará a alcançar seus objetivos.
Definir ações e tarefas
  • Cria oportunidades para dar andamento à aprendizagem do cliente.
  • Cria tarefas apropriadas para o cliente, para desafiá-lo e levá-lo adiante em direção aos seus objetivos.
  • Ajuda o cliente a desenvolver um plano de ação apropriado e moderado com prazos definidos.
  • Fornece desafios que levam o cliente além das limitações que ele conhece.
  • Torna o cliente responsável pelas tarefas e ações combinadas entre ambos.

Fonte:http://www.internationalcoachingcommunity.com/pt/icc-habilidades-fundamentais

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