Porque precisam as empresas de wellness profissional?

As mudanças económicas, a pressão de determinadas indústrias nos media e a evolução das tecnologias estão a contribuir para graves alterações nos estilos de vida de hoje. Sedentarismo, níveis de stress sobrelevados, excesso de peso/obesidade, alimentação deficitária e desregrada, aumento das horas de trabalho, diminuição do tempo e vontade disponível para o exercício físico, lazer ou socialização, são resultado não só das circunstâncias dos tempos, mas das escolhas que temos feito sobre nós próprios e que nas empresas se tem reflectido com resultados menos desejáveis.

Reconhecer e valorizar o bem+estar do colaborador em todas as suas dimensões não só é fator de excelência organizacional, como também resposta dos que buscam estratégias de compensação para as exigências atuais. A empresa é assim local privilegiado para intervenções nos estilos de vida, possibilitando o Wellness Profissional como processo activo pelo qual as pessoas tomam consciência de, e fazem escolhas no sentido de uma melhor existência”. (B.Hettler)

Oriundo da comunidade médica na 2ª metade do séc XX, este conceito é considerado um “método de funcionamento integrado (mente, corpo, espírito e ambiente) intencionalmente orientado para a maximização do potencial de que cada indivíduo é capaz no ambiente em que actua.

Ao despertar consciências, educar para opções e apoiar a mudança, práticas de wellness contribuem no meio empresarial para:

  1. aumento de produtividade
  2. redução de presenteísmo
  3. diminuição de absentismo
  4. reforço da marca
  5. retenção de talentos

Ao nível dos colaboradores, estão comprovados os seguintes benefícios:

  1. redução dos níveis de stress pela aquisição de estratégias de coping
  2. aumento da satisfação no emprego
  3. melhorias de auto-estima
  4. aumento de perceção de auto-eficácia

 O Wellness Profissional actua, desenhando soluções para assegurar a capacitação, a participação, a responsabilidade e o compromisso dos indivíduos, com vista a potenciar a percepção individual de competência para a adoção de estilos de vida positivos enquanto opção sustentável, motivante e prestigiante.

be well, be more 😉

Anúncios