Coach treinador ou Coach facilitador?

…à data de hoje já deverás ter ouvido falar em Coaching uma boa dúzia de vezes. podes ter ficado indiferente, curioso, baralhado. convenhamos, o termo tem servido para muito. de tudo, para tudo, de todos e para todos. Personal Coach, NutriCoach, Fitness Coach, CrossFit Coach, Wellness Coach, Life Coach…é verdade que traduzido, o termo coach é equivalente a treinador, mas também é, de há uns anos a esta parte, um modelo relacional de desenvolvimento humano e decorrente disso, uma profissão. e então? Coach ou Coach?

o Coach Treinador (personal trainer ou treinador desportivo) tem resultados concretos a alcançar, por isso vai-se colocar à tua frente, vai medir o antes e o depois, o que pesa o teu corpo, o que mede a tua composição corporal, vai quantificar a tua resistência, testar a tua força e medir a tua flexibilidade e dir-te-à o que deves fazer,  quantas vezes, como e (eventualmente) para quê. vai exigir de ti quando achares que já não consegues mais, porque ele sabe que consegues. ouvirás comentários como “sei que podes“, “vamos lá“, “ só mais uma“. só não vai fazer por ti, porque esse é o teu papel.

O Coach Facilitador também terá resultados concretos a alcançar, para isso vai-se sentar ao teu lado e vai pedir que meças o antes e o depois, que peses os teus objetivos, que anotes de que verdades é feita a tua vida, que listes o que é importante para ti, que quantifiques o (im)possível, que penses em escolhas que já fizeste, que fales das escolhas que tens por fazer, que ponderes o impacto de não fazer nada, que ponderes o impacto de fazer tudo. para isso será necessário medires a tua composição mental e a percentagem entre dúvidas e certezas, vais pesar a tua vontade de mudar e vais compará-la com a tua preparação numa escala de um a cinco, com isso saberás da força que és capaz, vais confrontar-te com a tua resistência nas primeiras frustrações e vais sentir a tua flexibildade nos primeiros abalos, o teu Coach estará calado para te ouvir dizer o que queres, como queres e para que queres. vai puxar por ti quando achares que já não consegues mais, ouvirás comentários como “acredito que consegues“, ” o que queres fazer?“,  “o que falta na tua vida?”, e rápidamente deixará de ser necessária a sua presença, não pela inconveniência das perguntas, mas porque vais perceber que parte dos resultados são respostas ás que precisavas de ouvir.

Só não vai fazer nada por ti, porque esse, continuará a ser o teu papel. e tu, já tens um Coach?

Anúncios

qual a sua opinião?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s