Sobre o que um Wellness Coach não faz…

Sei que há muita confusão por aí! Eu própria me vejo baralhada neste caminho que tento traçar e seguir. A palavra wellness está na moda, nas prateleiras do supermercado e nas do veterinário, na embalagem da camisola, no folheto do ginásio. Por ser vaga o suficiente,  tudo lhe cabe dentro, e isso contribui para a questão da definição do Wellness Coaching enquanto profissão. Corremos portanto o risco de nos cruzarmos com bem-intencionados, que nos querem medir o bem-estar com uma balança e transformar a vida em 30 dias, cada qual com a sua receita.

Segundo (aquela que reconheço como*) a maior organização internacional da área – a ICHWC , define o escopo de prática do Wellness Coaching conforme o seguinte:

Os Health & Wellness Coaches trabalham com indivíduos e grupos em processos centrados no cliente, para facilitar e capacitar a desenvolver e atingir metas autodeterminadas relacionadas com saúde e bem-estar. Os Coaches apoiam os clientes na mobilização de forças internas e recursos externos, e no desenvolvimento de estratégias de autogestão para fazer mudanças comportamentais sustentáveis ​​e saudáveis. Embora, por si só, não diagnostiquem condições, não prestem tratamento, nem providenciem intervenções terapêuticas psicológicas, eles podem fornecer orientação especializada em áreas nas quais possuem qualificações reconhecidas (…). Enquanto parceiros e facilitadores, os Health & Wellness Coaches apoiam seus clientes na consecução de mudanças comportamentais com base nos objetivos dos seus clientes, e consistentes com os planos de tratamento, conforme prescrito pelos prestadores de cuidados de saúde profissionais de cada um. (…) (Traduzido ICHWC Health & Wellness Coach Escopo de Prática – 1 de Fevereiro de 2017)

Posto isto, e se também anda confus@ com os profissionais disponíveis no mercado, fique a saber que um Wellness Coach:

  • não prescreve treinos, isso é tarefa do Instrutor de sala de exercício ou do Personal Trainer que nalguns ginásios e health clubs curiosamente também se chama Coach!
  • não prescreve medicação, nem lhe sugere qualquer tipo de alteração ou alternativa ao seu plano de tratamento;
  • não prescreve planos alimentares, nem aconselha nutricionalmente, nem sugere suplementação, nem proíbe de comer isto ou aquilo sobe pretexto dos índices glicémicos ou dos aportes calóricos, não apresenta chás, programas alimentares, cápsulas, tupperwares, nem batidos;
  • não substitui um médico nem um terapeuta, apesar de complementar a sua intervenção.

O Health & Wellness Coaching permite o espaço para gerir a confusão e trabalhar o caos que a mudança gera, seja ela a troca da dieta ou a alteração dos hábitos de sono, o início da prática de yoga ou a gestão da diabetes, deixar de fumar, perder 5 kg ou evitar o burnout eminente.

Se está no meio da confusão, firme os pés, abra os olhos, questione e verifique os bem-intencionados. Porque o seu bem-estar não se compra no supermercado, não se toma com água, nem se mede na balança e pode ter um sabor diferente todos os dias…

Quero ser contactad@ para obter mais informações:

*O International Consortium of Health & Wellness Coaches é uma organização sem fins lucrativos que reúne em consórcio há mais de uma década, elementos representantes da indústria, com o objetivo de traçar o perfil do profissional de Health & Wellness Coaching, bem como critérios de formação, e desenvolver investigação baseada em evidências.

 

Follow my blog with Bloglovin

Anúncios

qual a sua opinião?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s