Sorrir é coisa séria…

Num exercício difícil para quem o sorriso é fácil, pediram-me há tempos para falar de sorrisos e aqui estava eu, atrapalhada! Fiz o melhor que pude e deu nisto…

Dizem os entendidos que o sorriso, não só em bebés mas em adultos, é uma forma de expressão facial amplamente associada à manifestação de afeto positivo e de emoções, como prazer e alegria. Concordo! Por isso, pensei em trazer-vos algumas funções do sorriso, que justificam os motivos para o revelarmos.

Sorrir faz bem à Saúde portanto, há que usar na proporção do desodorizante – em doses diárias!

(So)rrir tem várias funções fisiológicas. Para além de ser o melhor remédio, ou pelo menos um deles, há estudos que comprovam que rir aumenta a produção e até a atividade de umas ditas células, responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo.

A cada (so)rriso, o cérebro liberta endorfinas, um neurotransmissor relacionado com o prazer e o bem-estar que também consegue ser um potente analgésico. E quando passas de (so)rrir para uma valente gargalhada, instala-se uma saudável loucura no teu corpo, os pulmões hiperventilam, o que faz elevar a quantidade de oxigénio na circulação e, consequentemente, nos tecidos; salivas mais, e tudo contribui para melhorar o teu sistema imunológico. A sério!!

No que toca à função emocional, o (so)rriso pode contribuir para outros assuntos sérios, como o aumento da autoestima e o desenvolvimento de um autoconceito positivo, tanto de quem o exibe, como de quem o recebe. O (so)rriso e o bom humor estão relacionados com uma melhor gestão do stress e da ansiedade, uma redução da pressão arterial e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e perceção de bem-estar, o que ajuda a enfrentar as adversidades do dia a dia que não podes evitar.

O (So)rriso tem também uma função espiritual, quando pensas em algo por que te sentes grato, no que de bom te acontece e que nem sempre te lembras de valorizar. (So)rris quando olhas para um bébé, um cachorro… (So)rris na comunhão com a Natureza, ao dar um passeio a pé…

E por último, mas não menos importante, a função social do (so)rriso. Uma das melhores formas de romper barreiras e promover a socialização. Aquela que cola as pessoas em redes, que resolve um conflito no escritório, que traz aconchego numa conversa de corredor. Sendo verdadeiro, o (so)rriso pode ser contagiante e é atraente. Mesmo quando não estamos assim tão bem dispostos, estar com alguém divertido e sorridente pode levar-nos a responder da mesma forma. (So)rrimos para o Outro em sinal de comunicação, para cumprimentar, em jeito de cumplicidade, de jogo e de sedução.

Na verdade, Sorrir é coisa séria e poupa-nos imensas palavras desnecessárias quando é preciso dizer um montão 😉


Na Atitude Wellness, dedicamo-nos ao apoio na construção de Estilos de Vida Positivos, com base no que funciona para si! Tenha acesso a todos os recursos gratuitos, entrevistas, Workshops e demais iniciativas!
Comece JÁ!

Anúncios

qual a sua opinião?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s