Health Coaching_de paciente a cliente

Gosto de deixar melhor aquilo que encontro. Aprendi a fazer disso hábito nos tempos de escuteira, em que praticar uma boa ação diária era prática diária. Uma forma de estar construtiva, otimista. Desde então aplico a sítios onde passo, a pessoas com quem trabalho.

Em conversa entre colegas perguntavam-me há tempos “mas o health coaching é muito especifico, não é?!“… O que para mim é evidente, não o era para a minha interlocutora. Haverá tema mais elementar e transversal ao ser humano que a sua Saúde, ou a falta dela?

Muitos doentes crónicos não encontram nas práticas de gestão da doença que existem, um modelo que lhes sirva. Apesar da medicina dos nossos tempos ter evoluído para a prescrição de melhores comportamentos de saúde (Medicina do Estilo de Vida), por oposição ou como complemento à prescrição de medicamentos.

de paciente a cliente

Nem sempre o que é aconselhado ou prescrito é realista ou se encaixa na vida do doente. Porque não faz parte dos seus hábitos, porque as mudanças a gerar parecem impossíveis, porque não se percebe o porquê. E deparam-se assim com a dificuldade em acionar os mecanismos que permitem assumir esses mesmos comportamentos e manter-se nessa prescrição de forma sustentada.

O Health Coaching, ou Coaching  para a Saúde, trata exatamente de eliminar as barreiras entre um plano de tratamento e a vida do paciente, entre o que é preciso tomar e o que é preciso alterar.

Neste processo transformador que é, a primeira alteração acontece no paciente/ doente/ passivo/ recetivo de tratamento, que passa a assumir o papel de cliente/ co-responsável/ pro-ativo/ consciente. O plano traçado neste processo pretende:

  • sustentar o tratamento médico;
  • identificar as áreas de estilo de vida sujeitas a melhorias;
  •  alinhar os objetivos pessoais com o tratamento médico, através de uma comunicação centrada no cliente;
  • envolver o cliente a desenvolver comportamentos que afetam positivamente o seu tratamento/ saúde;
  • que o cliente aprenda a aproveitar as consultas médicas em seu próprio benefício;
  • desenvolver uma consciência crítica e construtiva do seu quadro de saúde/doença

A gestão de uma condição crónica requer suporte, apoio, orientação, desconstrução, reconstrução. Quem procura o serviço de Health/Wellness Coaching padece de problemas que não impedem de ter uma vida, mas impedem de viver,está preocupado e quer fazer alguma coisa, e eu prometo apenas deixar melhor aquilo que encontrei. Palavra de escuteira.

Anúncios

qual a sua opinião?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s