Mindfulness à mesa de Natal

Natal rima com frio, com festa, com o ano que acaba e o ano que começa. Natal é falta de alguém que não está, é reencontro com quem voltou. Natal é comunhão, perdão, compaixão, abundância, intenção. Natal é Amor, família e convenhamos, prendas!

Natal rima com coisas boas e uma delas é comer. Sim, excessos, pelo menos alguns. Começamos a comer (mais) agora e vamos por aí fora até aos Reis, numa sucessão disto e daquilo…até aí tudo bem, não fossem os excessos estar intimamente ligados ao aspeto do teu corpo e à qualidade da tua saúde. E por isso, Natal também rima com remorso. Do Natal anterior, do que (não) deveria ter comido. Rima com a ansiedade do Natal vindouro, com quem se encadeia em processo natural “Já sei que vai ser igual, não me consigo controlar!” O remorso do que já fiz, a ansiedade do que está para vir e aquele sentimento de culpa que te acompanha entre festas e que ganha kgs quando lhes acrescentas a frustração das resoluções que não concretizarás!

Remoer o passado alimenta a depressão, antecipar o futuro alimenta a ansiedade. É por aí que anda 47% do nosso tempo mental, a nutrir momentos que não existem enquanto a balança regozija. Oh! Oh! Oh! Mas nem tudo está perdido e se andas atent@, já terás ouvido falar de Mindfulness ou de Atenção Plena…

A consciência do coração, ou Mindfulness, é uma prática milenar oriental, originária do budismo, que se tem integrado nas práticas ocidentais. Desde então tem merecido uma atenção especial por parte da comunidade científica pelos seus comprovados benefícios. Da vasta investigação têm resultado palestras, cursos, livros, retiros e programas, que integram as antigas práticas filosóficas do Mindfulness, com os atuais conhecimentos científicos da psicologia, dos quais se destacam o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) e o Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT). O MBSR foi desenvolvido no final do século XX, para ajudar pessoas com depressão, tendo sido demonstrada a sua eficácia em vários ensaios clínicos. Tais programas são ensinados sem qualquer caráter religioso, através de técnicas de meditação variadas tais como prestar atenção à respiração, e ter consciência do corpo em repouso ou em movimento.

Mindfulness é a prática de um estado de atenção plena e de não julgamento no momento presente. Resulta da compreensão de que este presente, o agora, é o único momento em que podemos aproveitar a vida, para aprender, para agir, para mudar, para tratar, para pensar. Assim, é possível:

  • tomar consciência dos factos, dos teus pensamentos, dos teus sentimentos, das tuas necessidades, e tomar melhores decisões;
  • entender que pensamentos e emoções vão e vêm, e são o que são;
  • estar em melhor contacto contigo próprio e com os outros;
  • reconhecer o essencial;
  • desenvolveres o teu bom-senso, o equilíbrio, a aceitação do que és;
  • viveres presente na tua vida, livre do passado que já não existe, livre do futuro que ainda não é, livre dos padrões habituais de reatividade.

Atenção Plena na mesa de Natal

Se neste Natal não der para evitar as doses extra de doces e fritos, e se estás disponível para fazer diferente, os tópicos que se seguem são para ti e aplicáveis a qualquer refeição. Derivam da abordagem do Mindful Eating e fazem parte de um processo que se vai integrando até fazer parte de uma forma de estar mais saudável e consciente. Podes começar já!

  • come com atenção e com intenção;
  • põe os sentidos a funcionar, senta-te e relaxa, sente-te e respira, cheira e aprecia os aromas, trinca e aprecia os sabores;
  • olha para ti a comer. O que vês agora, não tem que ser igual amanhã;
  • torna-te consciente da fome física e da saciedade para gerir quando comer, o que comer e quando parar;
  • reconhece e respeita a resposta do teu corpo à comida (que sensações me traz? gosto? não-gosto? adoro? repulsa?) sem qualquer julgamento.

Quem sabe, viver no presente talvez ajude a controlar a felicidade da balança ! Podes também passar por aqui para saber mais, comentar e partilhar a tua experiência!

Oh!Oh!Oh! e Boas Festas…

Fontes:
http://www.thecenterformindfuleating.org/tcme-resources

Mindfulness Research Guide http://www.mindfulexperience.org
Centre for Mindfulness Research and Practice, http://www.bangor.ac.uk

imagem: brigaderialeal.com.br

Anúncios

qual a sua opinião?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s